data-lazy-src="https://residenciafcm.pt/wp-content/uploads/2024/04/cruz-marques-foundation-01.jpg"
data-lazy-src="https://residenciafcm.pt/wp-content/uploads/2024/04/cruz-marques-foundation-02.jpg"
data-lazy-src="https://residenciafcm.pt/wp-content/uploads/2024/04/cruz-marques-foundation-03.jpg"
history-ico

CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA

A história da Fundação CRUZ MARQUES (FCM), nasce da vontade inquebrantável de concretizar um sonho do seu fundador, empresário de sucesso, empreendedor e benemérito, Ivo Cruz Marques.

Natural de Amiais de Cima, freguesia de Abrã, no Distrito de Santarém, onde nasceu a 16 de junho de 1945, pretende deixar na sua terra natal uma marca indelével de cidadão empenhado na promoção do bem comum, e que a sua visão possa constituir um legado e incentivo para perdurar no tempo. A FCM foi instituída pelo Despacho nº. 614/2017, da Ministra da Presidência e da Modernização, Prof. Dra. Maria Manuel Leitão Marques, publicado no Diário da República, II Série, de 13 de julho de 2017.

Nos termos dos seus Estatutos, a FCM é uma pessoa coletiva de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por objeto e finalidade, o apoio social, particularmente a pessoas idosas, promovendo, através de apoios, serviços e equipamentos, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, das famílias e da comunidade onde se insere.

Beneficiando da ação concretizadora do seu Presidente, Ivo Cruz Marques, a FCM, apesar de existir há apenas 7 anos, tem vindo a realizar obras e eventos significativos no domínio social e de apoio às comunidades locais, nomeadamente a reabilitação da Escola Primária de Amiais de Cima, que se transformou num Centro moderno aberto ao convívio intergeracional, e o novo Espaço de Lazer “Do Povo para o Povo” na Freguesia de Abrã.

De destacar, pela sua importância, a construção da Residência Sénior Francisca Cereja (numa carinhosa homenagem à sua avó) em Amiais de Cima, que o fundador fez questão que fosse construída de raiz por uma empresa da terra, a Miraterra.

Trata-se de uma obra com elevado padrão de qualidade e dotada da mais moderna tecnologia e equipamentos, que em breve será inaugurada, instalada num edifício com, aproximadamente, 3 mil metros quadrados, dispondo de 12 quartos duplos e 4 quartos individuais e que constitui, sem dúvida, um equipamento de referência na Região em que se insere.

Apesar dos desafios e dificuldades que a FCM tem enfrentado e superado com determinação e criatividade, é de prever, tendo em conta o espírito realizador do seu Presidente, que novos programas e iniciativas irão surgir para atender aos valores e à missão que estão na sua génese: a solidariedade social e o apoio às necessidades específicas da comunidade que serve.